Emagrecer, só vale se for com saúde!
Hoje em dia, tantas pessoas, em especial
mulheres, meninas, demonstram-se muito preocupadas com o corpo e a aparência física. Sim, devemos nos preocupar com isso, mas não podemos nos esquecer da nossa saúde. Tantas pessoas entram em dietas malucas, vão ao extremo para conseguirem um corpinho bonito, mas no final das contas acabam prejudicando sua saúde ou desenvolvendo distúrbios alimentares, como o caso da anorexia e a bulimia.
Em 1975 a cantora Karen Carpenter (do grupo Carpenters) desenvolveu anorexia nervosa. Ela era magra e sempre fazia dietas. Na turnê daquele ano teve de cancelar apresentações devido à sua fraqueza. Com o passar dos anos os efeitos causados pela anorexia se tornaram mais fortes. Ela tentou em 1982 tratamento com um psicoterapeuta famoso. Ganhou peso, teve uma relativa melhora, mesmo assim, no ano seguinte, Karen teve uma parada cardíaca. Morreu aos 32 anos. Era bela, rica e famosa. Valeu a pena?
Lembra-se da Terri Schiavo? Aquela mulher que estava em coma havia mais de 15 anos e o marido ganhou na justiça do direito de desligar os aparelhos. Pouca gente sabe que Terri sofreu um ataque cardíaco em 1990 decorrente de anorexia e bulimia. Valeu a pena?
A modelo Ana Carolina Reston Macan nasceu em Jundiaí de uma família de classe-média. Desde criança sonhou ser modelo. Depois de vencer um concurso no interior de São Paulo chamou a atenção das agência de modelo aos 13 anos. No mês passado, estava com viagem marcada para sessão de fotos em Paris. Por estar muito magra teve alguns trabalhos recusados. As agências sabem mais do que ninguém o custo de ações legais destes tipos de caso. Entretanto, modelos cadavéricas continuam a desfilar nas passarelas mais chiques do mundo da moda. Ana Carolina foi internada no dia 25 com insuficiência renal pesando apenas 40 kg. Rapidamente seu quadro piorou e teve infecção generalizada. Morreu aos 21 anos. Era bela, jovem e com toda uma carreira pela frente. Valeu a pena?
Enfim, a grande questão é: vale a pena emagrecer e comprometer a saúde? O mínimo que podemos fazer é optar por estilo de vida e dietas saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário