Efeito das Cores no Cérebro
Um novo estudo da University of British Columbia esclarece um debate que vem sendo travado há
tempos por psicólogos e publicitários – que cor torna o cliente mais receptivo à propaganda? Azul ou
vermelho? Aparentemente, ambas as cores podem produzir o efeito. Tudo depende da mensagem
que a propaganda deseja passar. O estudo, que pode ter, também, um impacto significativo em
design de interiores, diz que o vermelho deve ser usado para atrair a atenção do consumidor a detalhes.
O azul, por sua vez, estimula a criatividade.
“Tanto o azul como o vermelho foram considerados capazes de aumentar a capacidade cognitiva, em
estudos anteriores” explica Juliet Zhu, professora da faculdade de administração da University
of British Columbia. “No entanto, não podíamos dizer qual proporcionava um efeito maior. Agora sabem
os que depende da mensagem que queremos passar” completa.
O estudo realizou testes cognitivos em 600 voluntários. Perguntas eram feitas em computadores – e a
tela de fundo do programa era azul, vermelha ou branca.
O vermelho apresentou mais resultados positivos em tarefas que exigiam atenção a pequenos detalhes,
ou uma leitura mais minuciosa (comparado com o azul, 31% a mais de acertos). Já o azul proporcionou
mais acertos em situações que exigiam brainstorming, demonstrações de criatividade – usuários da
tela azul tinham redações muito mais criativas do que os de tela vermelha.
“Graças a sinais de trânsito, ambulâncias e às canetas vermelhas dos professores, associamos essa
cor a perigo, necessidade de atenção. Tomamos mais cuidado antes de responder algo, quando
estamos expostos ao vermelho. Nos tornamos mais vigilantes” afirma Zhu.
“O azul é associado ao céu, ao oceano e à água. Sendo assim, as pessoas relacionam a cor à
calma e à amplitude. O azul nos auxilia a deixar o óbvio e buscar soluções criativas” explica a professora.
Para estudar o impacto que essas descobertas têm na publicidade, os pesquisadores utilizaram uma
série de propagandas e produtos fictícios, coloridos, e viram quais eram as reações dos consumidores
diante deles. Os resultados foram impressionantes e confirmaram o que foi concluído das pesquisas
anteriores. Se o produto for uma pasta de dente, por exemplo, a cor vermelha na embalagem deixa as
pessoas atentas para a especificação do produto – se ele é usado para combater cáries, placa,
gengivite. Quando o azul era a cor predominante da embalagem, os voluntários ficavam mais
atentos à questões estéticas, como clareamento dental e refrescância.
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